Televisão e cultura.

A TV é um dos meios de comunicação mais influentes, mesmo com o advento da internet ela ainda continua muito forte; e cada vez mais tenta se adequar a essa nova cultura digital, onde as mídias vão se misturando e uma vem a complementar a outra. Como já dizia o ditado: “ se não pode vencer o inimigo, junte-se a ele”.

A TV trouxe um grande avanço no mercado do entretenimento , pois agora as pessoas poderiam ter determinado conteúdo sem sair de sua casa , além de que, agora elas teriam uma gama de possibilidades e recursos ainda maior para usufruir.  A partir daqui o publico tem a arte sequencial com áudio , uma novidade , já que o cinema a principio não oferecia esse recurso em suas obras .

A principio a TV era uma novidade para poucos , já que os custos eram absurdamente caros… esse alto custo dos equipamentos e produção , se refletia diretamente nos preços dos aparelhos televisores , ou seja, só as pessoas com uma condição financeira elevada poderiam ter acesso a essa novidade.

Tv e Cultura de massa.

charge-midia3-web

Com a chegada da televisão, difundiu-se a cultura de massa, onde a TV começou a ter um grande papel na vida das pessoas. O publico agora começava a adquirir comportamentos e pensamentos, influenciados pelas programações e propagandas televisivas. A partir disso cresce um pensamento de ” Eu quero ser que nem o cara da TV “. O publico começa a adotar um modo de vida que não corresponde a suas condições e nem personalidade. Tudo isso ocorre, pois, ele acaba sendo influenciado por essa nova mídia. A partir dai, o publico quer o “carrão da propaganda” quer fumar igual ao cowboy do comercial. Eles abraçam tudo que televisão os impõe. Sendo assim, a TV trouxe ainda mais poder às propagandas, consequentemente a sociedade passou a ser ainda mais consumista.

Com essa difusão veio também à vontade do publico interagir com o produto, que as emissoras lhes forneciam no âmbito de seu lar. A partir daí nascem alguns programas de com “games”, onde o publico interage com a programação. Um exemplo disso são os reality Shows, onde o público pode votar em quem é de sua preferência , ou não.

Luz, câmera, ação. Inicio da TV no Brasil.
maxresdefault

As emissoras pioneiras no segmento televisivo no Brasil foram: TV Tupi e Manchete, a partir delas nasceram muitas das quais conhecemos hoje, seguindo a mesma linha de programação.

A primeira emissora brasileira, foi a TV Tupi, onde no inicio os apresentadores eram alguns radialistas escolhidos por  Assis Chateaubriand, lançaram-se à aventura de fazer TV. Os estúdios eram pequenos, o equipamento precário, mas o nascimento da  TV Tupi  foi solene. Chateaubriand presidiu a cerimônia que contou com a participação de um cantor  mexicano, Frei  José Mojica, que entoou “A canção da TV”, hino composto pelo poeta  Guilherme de Almeida, que contou também com a atriz  Lolita Rodrigues, especialmente para a ocasião.

No inicio da TV no Brasil todos os programas eram ao vivo, o que resultava em muitos erros e improvisos. Na verdade isso é super aceitável , todos ainda estavam se acostumando à essa nova mídia , inclusive os radialistas, que deveriam agora pensar em uma maneira de adaptar um conteúdo de rádio para a “ recém nascida “ televisão.

Veja também :
Primeira transmissão de TV no Brasil.
Nostalgia Rede Manchete.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s