A Publicidade e o Meio Digital

Tudo começou nos anos 90, quando a internet passou a ser explorada comercialmente, por empresas de diferentes ramos que passaram a utilizar os espaços online para potencializar seus investimentos em publicidade. No início, não havia um padrão e nem variedade de formatos, então na sua maioria, as peças eram transpostas do offline para o online. Já no início dos anos 2000, os grandes portais começaram a profissionalizar a publicidade digital, e criaram alguns padrões de anúncio e formatos que fariam o mercado girar.

Alguns anos depois, esse conceito já foi mais aprimorado, e conseguimos ver que tem produzido bons resultados, quando no primeiro semestre de 2012, o Google fatura US$ 20,8 bilhões de dólares com a publicidade, enquanto todos os jornais e revistas impressos dos Estados Unidos faturam juntos US$ 19,2 bilhões. A diferença não é tão grande, mas já se percebe para qual lado a publicidade tende a crescer nos próximos anos.

Se pararmos para refletir a respeito, vamos perceber que não foram só as mídias que sofreram mudanças com a chegada da internet, o comportamento do usuário também e, como consequência a forma de comunicar. Antes o usuário apenas consumia a informação. Hoje ele participa. Comenta, compartilha, critica, elogia, e tem o poder de dizer o que é realmente bom ou ruim na internet, que tornou-se a maior fonte de pesquisa de satisfação, tanto para as empresas como para outros usuários.

Com tantas mudanças no meio, as empresas estão cada dia mais investindo na publicidade nos meios digitais,ela vem sendo cada vez mais aprimorada, e hoje, é uma das melhores formas de alcançar seu público alvo.

mobilidade
O comportamento da publicidade nas mídias tradicionais e digitais

Fazendo uma análise rápida, percebemos que a publicidade nos meios digitais traz resultados mais precisos e permite a flexibilidade da campanha para alcance dos usuários de acordo como os resultados que vem sendo obtidos. Com isso, passa a ser muito mais seguro fazer um investimento, onde o resultado é mais garantido.

Agora olhando para um outro lado, as mídias impressas e veículos de comunicação em geral tem maior parte dos seus lucros da publicidade. Com essa convergência para o meio digital, os veículos impressos estão sendo prejudicados. Apesar de terem suas edições digitais, o público que consome ainda não é o bastante, e com isso o investimento das grandes marcas acaba sendo menor, e como consequência o lucro também diminui. O resultado: vemos grandes editoras diminuindo o número de funcionários, seu espaço de trabalho e algumas revistas saindo de circulação ou convergindo apenas para a versão digital.

Temos um cenário atual de constante mudanças. Quem já estava aparentemente consolidado no mercado, tem agora a necessidade de se reinventar e se adequar a nova realidade. Quem está entrando no mercado agora, tem muito mais chances de sucesso com o público, se souber utilizar das novas ferramentas disponíveis para a publicidade. E nós, o público, temos cada dia mais opções e claro, escolhendo o que melhor nos é servido.

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